Rastreabilidade

O que é rastreabilidade

Rastreabilidade é poder identificar a origem de determinado produto. Por exemplo, ao encontrar um morango no mercado, o consumidor é capaz de identificar de qual produtor ele veio, além de datas de colheita e outras informações importantes, como laudos da Vigilância Sanitária que comprovem a segurança daquele alimento.

 

Como funciona a rastreabilidade com etiquetas adesivas

As etiquetas adesivas são grandes aliadas na rastreabilidade dos produtos. Por serem fáceis de imprimir e de baixo custo, podem ser adotadas por produtores grandes e pequenos.

  • Cada produto (ou lote) sai do produtor com uma etiqueta adesiva com códigos de barras e códigos 2D.
  • Cada produto tem um identificador único (também chamado de código serial), ou seja, as etiquetas são impressas na hora da utilização.
  • Além dos códigos para serem lidos por um leitor de código de barras, as etiquetas trazem também as informações legíveis, como datas de produção, validade e número do identificador único.
  • Essa etiqueta acompanha o produto em toda a cadeia, até o consumidor final. São escaneadas pelos distribuidores e logistas, e assim é possível saber exatamente por onde aquele produto passou.
  • No caso de empaletamentos e agrupamentos de produtos, existem etiquetas especiais para os pallets, chamadas "agregadoras", que informam todos os produtos contidos naquele pallet ou caixa.

Os sintemas de rastreabilidade utilizam códigos padronizados, geralmente o GS1-128, recomendado para áreas logísticas e comerciais. O GS1-128 determina os formatos recomendados para os códigos de barras e 2D, além das informações essenciais necessárias. A grande vantagem em usar um sistema padronizado é a fácil integração com outros sistemas de rastreabilidade, como por exemplo, os usados pela União Europeia.

Vantagens da rastreabilidade

Vantagens ao consumidor

O consumidor ganha muito com a rastreabilidade de produtos. Com um aplicativo de celular ou um computador ele pode ter acesso às informações mais importantes para a sua saúde, como as datas de colheita e validade, por quais centros de distribuição passou e até laudos como a quantidade de agrotóxicos detectada. Com isso pode fazer escolhas mais conscientes para a alimentação saudável.

Outra vantagem é a maior confiança nos dados, já que a rastreabilidade ajuda a evitar adulterações, como etiquetas de fabricação e validade alteradas ou substituídas. Por fim, como é um sistema integrado, a identificação de problemas em qualquer ponto da cadeia permite agilidade no "recall" dos produtos ou sua retirada das prateleiras.

Vantagens ao produtor

A rastreabilidade pode ser uma importante ferramenta de marketing para conquistar o consumidor. Redes de supermercados brasileiros conseguiram aumentar o a venda de frutas, legumes e hortaliças em 25% após a adoção de programas de garantia de origem. Programas de rastreabilidade valorizam os produtores que se preocupam com o consumidor final, que utilizam menos agrotóxicos e práticas mais sustentáveis.

Outra vantagem é um conhecimento melhor da cadeia de distribuição. Ao entender para onde vai o seu produto, ele pode otimizar a produção para atender melhor ao seu cliente, gerando economia de custos.

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