É a capacidade de traçar o caminho da aplicação, uso e localização da mercadoria ao longo da cadeia produtiva.
Com isso é gerado um código numérico, para a identificação do produto e suas origens. Desta forma conseguimos obter o processo de produção desde a origem da matéria prima em nossas fazendas, o processamento fabril até a chegada ao mercado consumidor.
Vantagens da rastreabilidade
Vantagens ao consumidor
O consumidor ganha muito com a rastreabilidade de produtos. Com um aplicativo de celular ou um computador ele pode ter acesso às informações mais importantes para a sua saúde, como as datas de colheita e validade, por quais centros de distribuição passou e até laudos como a quantidade de agrotóxicos detectada. Com isso pode fazer escolhas mais conscientes para a alimentação saudável.
Outra vantagem é a maior confiança nos dados, já que a rastreabilidade ajuda a evitar adulterações, como etiquetas de fabricação e validade alteradas ou substituídas. Por fim, como é um sistema integrado, a identificação de problemas em qualquer ponto da cadeia permite agilidade no "recall" dos produtos ou sua retirada das prateleiras.
Vantagens ao produtor
A rastreabilidade pode ser uma importante ferramenta de marketing para conquistar o consumidor. Redes de supermercados brasileiros conseguiram aumentar o a venda de frutas, legumes e hortaliças em 25% após a adoção de programas de garantia de origem. Programas de rastreabilidade valorizam os produtores que se preocupam com o consumidor final, que utilizam menos agrotóxicos e práticas mais sustentáveis.
Outra vantagem é um conhecimento melhor da cadeia de distribuição. Ao entender para onde vai o seu produto, ele pode otimizar a produção para atender melhor ao seu cliente, gerando economia de custos.